O Curso


BIBLIOTECONOMIA (Campus I  João Pessoa)
Criação do curso:  06/01/1969

O curso de Biblioteconomia, modalidade Bacharelado, destina-se a formar profissionais da informação qualificados para interagir com o processo de transferência da informação (da geração ao uso) e dos registros do conhecimento, interpretando criticamente a realidade social, com uma visão contributiva e consciente de seu papel social e de sua atuação no avanço científico e tecnológico do seu Estado e da região, sem desconsiderar as dimensões humanas e éticas do conhecimento, da tecnologia e das relações sociais.

Nesse sentido, o perfil do Bacharel em Biblioteconomia deverá contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimento e de práticas, que se articulam ao longo do Curso, a fim de compreender que o Curso de Biblioteconomia trata do campo teórico-investigativo das unidades de informação e do trabalho informacional que se realiza na práxis.

Modalidade: Bacharelado

Duração do Curso:

Diurno
Mínima: 08 (oito) períodos letivos
Máxima: 12 (doze) períodos letivos

Noturno
Mínima: 10 (dez) períodos letivos
Máxima: 15 (quinze) períodos letivos

Corpo docente:  11 mestres e 08 doutores.

Pesquisa:  Alunos de Biblioteconomia, bolsistas e voluntários, participam do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), do Programa de Monitoria, que oferece 08 bolsas, e do Probex (Programa de Bolsas de Extensão).

Extensão:  Há projetos de extensão que priorizam a questão da leitura. Atualmente, estão em execução: “Leitura para o resgate da cidadania” e “Leitura como terapia para idoso e crianças portadoras de câncer”.

Laboratórios:  O curso possui um laboratório para aulas práticas com 10 computadores.

Estágios:  Parcerias entre a Universidade e organizações públicas e privadas permitem a realização de estágios para alunos no Grupo Vila Romana, Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, DER, Tribunal de Contas. Convênio firmado com a Prefeitura de João Pessoa permite que os alunos atuem em salas de leitura ou bibliotecas pertencentes à rede municipal.Todos os estágios extracurriculares são remunerados.

Mercado de Trabalho:  O mundo de trabalho exigi um profissional que faça uso de novas técnicas de informação, que seja capaz de manusear as novas ferramentas disponíveis para o processamento (tecnologias de informação), que exerça uma liderança pró-ativa, entre outros existentes. Nesse aspecto, o trabalho do bibliotecário estará voltado para: auxiliar os processos de geração e uso de informações que, por sua vez podem levar o cidadão a um maior conhecimento de si mesmo e de sua realidade e, conseqüentemente, auma maior participação em seu contexto social.” (ARAÚJO, 1998, p.12).


Diante dessa nova configuração do mundo do trabalho, originam-se “comunidades eletrônicas”, que necessitam de “especialistas na gestão de multi-sistemas operacionais”;  “responsáveis pela identificação de novos bens e serviços negociáveis eletronicamente”; “responsáveis pela estratégia de programação de gerenciamento de eventos e informações de interesse”; “ os archivists, para a organização e manutenção dos conteúdos gerados eletronicamente”; os usage analists, que interpretarão os dados sobre o uso e o comportamento da comunidade”;  “responsáveis pela manutenção e ampliação de mercados, consumidores e usuários.” Percebemos, com isso, que o mercado é amplo, e que a informação é primordial para que os profissionais na atualidade possam atuar em diferentes ramos.

Compartilhe nas redes sociais